Imprimir
PDF

Filme: Ressurreição de Lázaro

A Ressurreição de Lázaro - Jo11, 1-44.

Lázaro estava doente. Ele tinha duas irmãs, que eram muito amigas de Jesus: Marta e Maria, e estas mandaram dizer a Jesus: “Senhor aquele que tu amas está enfermo”. Somente informaram a Jesus que Lázaro estava doente, deixaram o problema delas nas mãos de Jesus. É importante dizer que estas duas mulheres estão tocando o coração de Jesus. Quando você quer fazer uma oração, este é um modelo maravilhoso.

Quem de vocês está doente? Quem tem um amigo, parente ou alguém, a quem ama, e está doente? Vamos fazer uma oração, agora, dizendo para Jesus que esta pessoa está doente, que você vai deixar essa oração no coração Dele, que você não pede,  somente está  informando a Ele como Marta e Maria.

Seguindo, Jesus está decidido a regressar para a Judéia. Talvez estivesse na Galiléia, e precisa de dois dias de caminho, quase 250 quilômetros, e Jesus diz para os seus discípulos que voltem para a Judéia e estes respondem que isso é ilógico, pois os judeus queriam apedrejá-lo. Seria muito imprudente voltar para a Judéia. No fundo, os discípulos diziam para Jesus: “não esqueça os problemas que temos”. Mas Jesus tem o olhar fixo naquilo que Lhe foi dito por Maria e Marta.

Então, Jesus continua: “Lázaro dorme, eu vou despertá-lo”, e os discípulos dizem: Mas se Lázaro dorme, ele vai despertar sozinho”. Os discípulos não encontram motivo para Jesus ir até a Judéia e mais, eles não compreendem o sentido das palavras de Jesus, e o Senhor precisa dizer com tranquilidade a realidade e assim faz declarando que Lázaro já estava morto.

Do versículo 17 aos 20, duas mulheres, uma era Marta, que quando soube da vinda de Jesus saiu. Ela era decidida, ativa, dinâmica; a outra era Maria, que era mais calma talvez um pouco fleumática e depressiva.

Sempre que Jesus chega a algum lugar sempre existe uma Marta e uma Maria, ou melhor, às vezes você é Marta e, outras, é Maria. Maria fica sentada em casa.

Marta é fantástica! Quando ela tem a oportunidade de falar com Jesus, e quando fala põe a culpa em Jesus pela morte de Lázaro. Marta está ferida, decepcionada com Jesus, porque Ele não respondeu, Ele ficou longe. Demorou a chegar.
ASSISTA O DESENHO

O JavaScript está desabilitado!
Para ver esse contúdo, você precisa de um browser capaz de reconhecer JavaScript.


Alguma vez você já fez de Jesus responsável por alguma coisa que aconteceu com você ou com alguém próximo e ficou magoado como Marta?

Mas, Marta tem coragem e fala o que sente a Jesus e ainda Lhe diz: "Eu sei que tudo o que pedires a Deus, Ele te concederá". O que Marta está fazendo? Está provocando Jesus e Ele responde a provocação. Marta sabia que Lázaro, seu irmão, iria ressurgir algum dia, mas o problema era o agora, hoje, ela quer uma resposta agora, ela precisa da resposta hoje.

Assim é com você. Marta gostava de discutir com Jesus, e muitas vezes, nem Jesus convencia Marta, então Ele muda a estratégia e vai direto ao que Marta quer e pergunta: 'Você crê que eu sou a ressurreição e a vida?' Marta deve responder esta pergunta.
Você acredita que Jesus é a ressurreição e a vida?

Não responda sem pensar, mas se crê ou não. E a estas palavras Marta vai chamar sua irmã e lhe fala baixinho, e o que Marta diz à Maria: “O mestre está aí e te chama.” Então, Maria se levantou e foi diretamente ao encontro de Jesus e disse o mesmo que Marta disse a Jesus: “Senhor, se estivesses estado aqui o meu irmão não teria morrido”. Jesus fica comovido em espírito e com profunda emoção. Jesus é tão humano nesta passagem e faz uma pergunta: “Onde o colocaram?” Diz-nos a Palavra: "E Jesus se pôs a chorar".

Nisso, Jesus vai até onde está Lázaro, e Marta se pronuncia dizendo que já faz quatro dias que Lazaro está lá, portanto, já cheira mal, e pede para que Ele não tire a pedra.
O que está dizendo Marta? Que o morto está morto, já está em degradação, já pode contaminar a todos?
Isso acontece na sua vida? Pessoas pedindo para você desanimar, desistir?

Quando então, Marta deixa Jesus fazer segundo o Seu plano e depois de tirarem a pedra, Jesus exclama em alta voz: “Lazaro, vem para fora”. Ele chama o seu amigo pelo nome, porque o Bom Pastor conhece suas ovelhas pelo nome, e o morto obedece.

Por Maria Laura Nadruz
16/07/11




Pessoas que leram este artigo também leram:


Continue conosco e comente

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar